ZOOLOGIA CABOVERDIANA

ISSN 2074-5737
REVISTA DA SOCIEDADE CABOVERDIANA DE ZOOLOGIA

Dezembro 2020

NORMAS PARA OS AUTORES

VERSÃO PDF

Considerações gerais

Zoologia Caboverdiana é uma revista científica com arbitragem (peer-review) de acesso livre. Nela são publicados artigos de investigação original, textos de síntese e notas breves sobre a Zoologia, Paleontologia, Biogeografia, Etnozoologia e Conservação nas ilhas de Cabo Verde. Também publicamos artigos originais ou de revisão de uma área geográfica mais ampla desde que debruçado sobre espécies que ocorrem no arquipélago de Cabo Verde. Apesar do inglês ser a língua preferencial de publicação, os trabalhos podem ser ainda publicados em português, sendo em ambos os casos o resumo apresentado em ambos os idiomas. A Editora poderá prestar alguma assistência para os autores com menos domínio nestas línguas. Os manuscritos são revistos pela editora e colegas com experiência na área para melhorar a clareza de apresentação e conteúdo, bem como a formatação. Os manuscritos são aprovados para publicação pela editora e revisores independentes.

 

Envio dos trabalhos

Os textos devem ser submetidos por correio-electrónico para o endereço zoologiacaboverdiana@gmail.com. As imagens, tabelas e legendas devem ser submetidas no fim do texto e as figuras enviadas em separado adicionalmente. Os textos submetidos devem estar redigidos de forma clara e concisa (ver normas editoriais e estilos em baixo). A Editora-chefe está disponível para prestar esclarecimentos adicionais. O autor correspondente deverá declarar que: 1) todos os autores concordam com a submissão e o autor correspondente foi autorizado pelos co-autores; 2) o manuscrito não foi publicado antes e não está a ser considerado para publicação noutro lugar; 3) o manuscrito não viola nenhum direito autoral ou outro direito de autor ou propriedade pessoal de qualquer pessoa ou entidade e não contém declarações abusivas, difamatórias, obscenas ou fraudulentas, nem quaisquer outras declarações que sejam ilegais de qualquer forma. Será acusada a recepção de todos os textos submetidos num prazo máximo de 48 horas.

 

Normas Editoriais e Estilo

O estilo é ditado pelo último número da Zoologia Caboverdiana. Contudo, há que ter em consideração as seguintes normais gerais:

· O título do artigo deve ser claro e conciso.

· Deve evitar-se a multiplicação de divisões e subdivisões no texto. Mantenha a seguinte divisão para Artigos originais: Resumo/Abstract, Palavras-chave/Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Para Notas breves, mantenha apenas Palavras-chave, Agradecimentos e Referências.

· Caso o artigo seja escrito em inglês, o resumo é apresentado também em português (norma ortográfica de 1945) e se for escrito em português, deve apresentar também um resumo em inglês.

·  As citações devem seguir o seguinte formato:

(Barcellos 1899) ou Barcellos (1899); (Duarte & Romeiras 2009) ou Duarte & Romeiras (2009); (Jones 1987; Smith & Brown 1991) (por ordem da data de publicação)

As citações a obras de mais de dois autores devem ser referenciadas no texto como Cunha et al. (2005) ou (Cunha et al. 2005)

As citações feitas devem ser apresentadas no final do documento submetido. Devem ser listadas por ordem alfabética do apelido do(a) autor(a), de acordo com os seguintes exemplos:

Artigo em revista:

Burr, M. (1927) Notes from Cape Verde Islands. Entomological Record, 31, 91–95.

Cunha, R.L., Castilho, R., Rüber, L. & Zardoya, R. (2005) Patterns of cladogenesis in the venomous marine gastropod genus Conus from the Cape Verde islands. Systematic biology, 54, 634–650.

Livro:

Barcellos, C.J. de S. (1899) Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné: Memória apresentada á Academia Real das Sciencas de Lisboa. Academia Real das Sciencias, Lisboa, Portugal, 246 pp.

Capítulo de livro:

Duarte, M.C. & Romeiras, M.M. (2009) Cape Verde Islands. In: Gillespie, R. G. & Clague, D. A. (Eds), Encyclopedias the Natural World. Encyclopedia of Islands. University of California Press, USA, pp. 143–148.

Freitas, R., Hazevoet C. & Vasconcelos, R. (2015) Geografia e geologia/ Geography and geology. In: Vasconcelos, R., Freitas, R. & Hazevoet, C.J. (Eds), Cabo Verde – História Natural das ilhas Desertas/ The Natural History of the Desertas Islands – Santa Luzia, Branco and Raso. Sociedade Caboverdiana de Zoologia, Portugal, pp. 14–36.

No caso de revistas científicas, devem apenas ser referidos os volumes, excepto quando os números são paginados separadamente. Neste último caso, devem ser referidos o volume e o número respectivo como: 12 (3), 6–10. Os títulos das revistas devem ser por extenso; os números das páginas devem ser separados por travessão.

 

Especificações para publicação

· O manuscrito deve ser enviado em ficheiro Word (ou equivalente), não editado (texto corrido), Times New Roman, corpo 11, espaçamento duplo, com boas margens (3cm laterais e 2cm superiores e inferiores) e com um máximo de 2000 palavras (excluindo resumo, palavras-chave e referências). As notas breves deverão ter menos de 500 palavras (excluindo palavras-chave e referências) e 15 referências.

· Resumo: menos de 200 palavras (só para artigos e dispensável em notas breves).

· Palavras-chave: no máximo seis palavras e diferentes das do título.

· Parágrafos: assinados com uma abertura de linha (não tabelados).

· Agradecimentos: último parágrafo, antes das referências.

· Imagens e tabelas: devem ser apresentadas à parte, numeradas e com clara indicação do nome do autor e artigo a que corresponde. As imagens devem ser de boa qualidade dado que poderão ter de sofrer reduções de até 60% e no máximo de três (uma no caso de notas breves). As tabelas devem ser fornecidas em Excel e no máximo de duas (uma no caso de notas breves).

· Fotografias: devem ser acompanhadas do nome do(a) fotógrafo(a) e do(a) detentor(a) dos direitos.

· Legendas: devem ser apresentadas à parte, depois das referências, com clara indicação da imagem a que correspondem.

· São bem-vindas sugestões do título abreviado do artigo.

 

Direitos de publicação

Na aceitação do manuscrito, o(a) autor(a) transfere automaticamente para a Sociedade Caboverdiana de Zoologia os respectivos direitos. Poderão ser efectuadas referências a artigos da Zoologia Caboverdiana em outros artigos, mas a reprodução de partes extensas de textos ou imagens, bem como o armazenamento ou transferência electrónica carece de autorização escrita da Editora-chefe e a consulta prévia do(a) autor(a) correspondente. Enquanto a revisão do manuscrito estiver a decorrer, deve ser mantido sigilo do conteúdo do mesmo em outras revistas, sítios da internet ou citações.

 

Provas

Durante a fase de provas, apenas são autorizadas correcções de gralhas e alterações muito ligeiras ao texto. As provas devem ser enviadas à Editora-chefe no prazo de 24 horas.