SOCIEDADE CABOVERDIANA DE ZOOLOGIA
PROJECTOS - PROJECTS


História Natural das Desertas / The Natural History of the Desertas



Resumo do Projecto

O projecto “Compilação Científica sobre a Diversidade Biológica de “As ilhas Desertas – Santa Luzia, Branco e Raso” em Cabo Verde” visa compilar em um documento com lógica e rigor científico (em Português e Inglês), produzir informação diversa dos vários aspectos do conhecimento científico já produzido/publicado e outros em actual produção sobre a biodiversidade geral e em perigo na AMP de Santa Luzia, Ilhéus Branco e Raso.
A pertinência e importância deste projecto não restringem tão-somente ao material a ser produzido e apresentado. Mais ainda, o mesmo projecto visa contribuir a operacionalização da Estratégia da Biodiversidade, eixo prioritário da Convenção da Diversidade Biológica, assim como do PANA II, documento orientador da politica ambiental nacional, e finalmente a área temática espécies e habitats em perigo, do programa GEF SGP Cabo Verde. O documento formal e final contará e apresentará grandes capítulos pertinentes ao conhecimento de todos, incluindo informação consolidada e preliminares. A produção será bem ilustrada (material profissional) e com informação científica contundente e validada por especialistas de reconhecimento internacional. Para conhecer mais sobre o projecto aceda o documento formal aqui. Para aceder ao site do financiar no item deste projecto vai aqui.

Descrição das actividades do projecto

(I) Compilar, sistematizar e divulgar em formato de almanaque ilustrado (Editores: Hazevoet & Freitas), informações científicas sobre a biodiversidade em perigo das «DESERTAS» (destinado a um grande leque de leitores – para cientistas e especialistas até para um leitor com espectro/audiência mais alargado). A produção será bem ilustrada (material profissional) e com informação científica contundente e validada por especialistas de reconhecimento internacional sobre: fauna de répteis; espécies das aves marinhas; calhandra do raso; fauna de invertebrados terrestres; biodiversidade marinha (fauna e flora); ictiofauna; botânica; conservação e espécies introduzidas e finalmente um capítulo dedicado à: história humana, pastoreio do gado, exploração das aves e uso do ilhéu Branco para o contrabando. Para a composição e redacção de cada item do almanaque os editores convidarão especialistas reconhecidos a contribuírem.

(II) Organizar Mesa redondas de divulgação e discussão com decisores de agências chaves envolvidas na gestão da AMP, e publico em geral em São Vicente e em Santiago;

(III) Produzir material de comunicação e sensibilização sobre o material compilado.



© Jeff Hellio & Nicolas Van Ingen